Mas afinal, o que é mesmo a Hipnose?
Existem várias formas de explicar o que é a hipnose, mas a que mais gosto é: “A hipnose é um estado focado e relaxado, que pode ser natural ou induzido”. Entende-se consciência como a percepção do momento agora, através dos cinco sentidos: olfato, paladar, visão, audição e tato.
Mas como assim, um estado que pode ser natural? Não precisa de um “barbudo falando ao meu ouvido”? Não mesmo. Você e eu passamos por este estado várias vezes ao longo do dia. Sabe quando você está tomando banho e pensando no que fez no dia de ontem, ou no que fará nas próximas horas? Este é um estado hipnótico. Ou você fica inteiramente entregue ao processo do banho, de forma sistemática e analisando quais partes do corpo irá lavar agora, qual irá lavar depois, o quanto de sabonete é necessário para isso ou para aquilo? Creio que a resposta é não. Creio não, torço por isso! (risos)
Mas e a cebola? E aquele pessoal imitando galinha na TV?
É tudo verdade. Acredite. Quando eu era criança, pensava que aquele barbudo dizia que daria dinheiro para aquelas pessoas fazerem o que ele pedia, mas não é bem isso. Ou melhor, não é nada disso! Hipnose é uma técnica séria e usada em consultórios para o tratamento de doenças psicológicas e físicas. Só que alguns deturpam a técnica e a utilizam para show. As pessoas ali estão em meio a várias câmeras e aceitaram participar de uma experiência. Naquele momento a atenção delas está voltada para o hipnólogo. Elas o empoderaram. Então (quase) tudo que ele pedir, elas farão. Elas farão, desde que não se esbarre no código ético delas. Se ele pedir para tirarem a roupa, se elas já não forem strippers, não farão. Fere os princípios delas. Comer cebola e imitar galinha não fere nenhum princípio certo? Se ao invés de cebola, fosse um bolo de excrementos, com vermes, certamente a pessoa iria rejeitar a sugestão hipnótica que lhe foi colocada. Mas falaremos mais sobre esse “código de ética” do nosso inconsciente a seguir.
Hipnose cura doenças?
Você já teve ou conhece alguém que teve gastrite nervosa? Então, se por intermédio de emoções ruins, estresse e outras situações incomodas, seu corpo é afetado ao ponto de somatizar, o inverso também é totalmente factível. Através do estado alterado de consciência, o hipnoterapeuta conduz seu inconsciente até o ponto desejado por você. Ele se utiliza de seus valores e crenças, para “reorganizar suas engrenagens”, afim de que funcione tudo certinho, conforme seu desejo real. E não tem nenhum perigo, afinal no seu inconsciente é que mora toda sua programação de vida. Sabe essa blusa vermelha que comprou na black friday? Você ter gostado dela, além do precinho bom da “bruzinha”, talvez algo lá atrás tenha feito gostar dessa cor. Quem sabe sua mamãe não te alegrava com um chocalho vermelho? No seu inconsciente está tudo que você considera que é correto, ético e bom. Se o hipnólogo disser qualquer coisa que você discordar, simplesmente você não irá assimilar e dará errado (viu como dizer que a técnica “não era científica” prejudicou as induções de Freud em seus pacientes? Para alguns, ser comprovado cientificamente é primordial, ainda mais naquela época).
Hipnose e sua regulamentação pela comunidade científica
Se Freud estivesse vivo agora, estaria mais tranquilo, seguro em utilizar a hipnose, afinal ela é regulamentada por várias áreas diferentes. No Brasil, por exemplo, a Hipnose é regulamentada pelo conselho federal de Medicina, Odontologia, Psicologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, como terapia capaz de contribuir no diagnóstico e nos tratamentos de problemas físicos e psicológicos.
Auto Hipnose? Que conversa é essa?
Mas você tem vergonha ou tá sem dinheiro para procurar um hipnoterapeuta para a hetero-hipnose (Hipnose feita por um um hipnoterapeuta. O contrário de auto-hipnose)? Aprenda a fazer hipnose com você mesmo. Se auto-hipnotize!
Você não precisa necessariamente de uma outra pessoa te hipnotizando. Claro, ter um profissional capacitado vai fazer toda a diferença, mas você pode aprender e ter excelentes resultados sozinho também. Seja para performance esportiva, auxílio a parturientes, emagrecimento, controle de dor, fobias, cirurgia sem anestesia, medo do motorzinho do dentista, insônia, traumas, doenças psicossomáticas ou até mesmo para estimular o organismo a combater qualquer doença.
Vou te sugerir uma auto-hipnose instantânea: imagine que o cansaço que sente agora, ou algum desconforto ou até mesmo uma dor sejam sujeirinhas em seu corpo. Uma dor é uma sujeirinha concentrada, enquanto um desconforto é uma sujeirinha espalhada. Feche seus olhos e imagine que está debaixo de uma cachoeira super segura e que a água está em uma temperatura muito confortável. Vá imaginando o toque destas águas em seu corpo. Como é sentir as águas desta cachoeira escorrendo pelos seus cabelos, costas… Agora imagine que as águas dessa cachoeira são capazes de te limpar e te purificar de qualquer sujeira que tenha.
Continue imaginando esta cena até ver cada pedacinho de cada sujeirinha que estava em seu corpo, no chão. Acompanhe o percurso de cada pedaço de sujeira, como por exemplo: uma sujeira que está no ombro, escorre pelo tórax, desce pelas pernas, pés e cai no chão. Faça isso calmamente, no seu ritmo e só abra os olhos depois que tudo estiver no chão. Pronto! Com um pouquinho de prática, você ficará fera e conseguirá se livrar de qualquer desconforto, sempre que quiser ou precisar. Pratique bastante!
Alvim Dias
Milena Ferreira – Hipnose em Campinas 19 999229272
hipnose clínica
Hipnose Ericksoniana
Hipnoterapia em Campinas
Hipnoterapeuta em Campinas
Ótimo texto, claro e informativo. Obrigado pelo conteúdo!
Obrigada por ter gostado Sandro!