O que é a hipnose clínica?
Quando se usa a hipnose para tratar um problema físico ou psicológico, chamamos o processo de hipnose clínica ou de hipnoterapia. A hipnose pode ser definida como um estadoalterado de consciência ou percepção. Em termos simples, a hipnose é um estado de profundo relaxamento no qual o consciente e o inconsciente do paciente podem ser focalizados para ficarem mais receptivos à sugestão terapêutica.
Quase todo mundo já experimentou alguma forma de hipnose em algum momento da sua vida. Pense numa vez em que você dirigia em uma estrada e se pegou, por um breve momento, inconsciente daquilo que estava fazendo, ou uma vez em que estava tão envolvido em um programa de televisão que nem se deu conta quando alguém entrou na sala. Na verdade, toda hipnose é auto-hipnose e o paciente está sempre no controle. Não há nada a temer, porque a hipnose é um processo completamente seguro quando é usada profissionalmente. O relaxamento que você vai experimentar será agradável e regenerador.
Em que problemas emocionais ou físicos a hipnose pode ser usada?
Na Psicologia: tabagismo, emagrecimento, fobias, depressão, ansiedade, problemas sexuais, alcoolismo, problemas de fala, terapia de regressão de idade, dores crônicas, autoestima e fortalecimento do ego e melhoras na concentração ou memória.
Na Medicina: psiquiatria, anestesia e cirurgia, doenças psicossomáticas, ginecologia e obstetrícia, controle de sangramento, tratamento de queimaduras, dermatologia, pediatria (enurese noturna, pesadelos, timidez e inadaptação), controle da dor, controle de vícios.
Na Odontologia: medo de ir ao dentista, cirurgia odontológica, bruxismo, controle de sangramento, controle da salivação excessiva e da dor, etc.
Há condições físicas ou emocionais nas quais não estão indicadas o tratamento pela hipnose?
O profissional encarregado deve tomar a decisão quanto à aplicabilidade do tratamento da hipnose. Ele deve obter um histórico completo do paciente para determinar se existem condições físicas ou emocionais que contraindiquem o uso da hipnose. O profissional provavelmente não utilizaria a hipnose com um pessoa que apresentasse doença coronária grave ou tivesse uma condição física que pudesse mascarar uma doença. Nos problemas emocionais severos como a psicose e estados “borderline”, a hipnoterapia pode ser inadequada.
O que acontece se eu não conseguir sair do transe hipnótico?
Nas mãos de um hipnólogo qualificado, não haverá perigo nenhum na utilização da hipnose. Como o paciente está no controle, não há dificuldade em sair do estado hipnótico. O hipnólogo fará um histórico completo antes de usar a hipnose e, se existir qualquer contraindicação ao seu uso, um outro tratamento será indicado.
Posso aprender a me hipnotizar?
Toda hipnose é auto-hipnose. O profissional assume o papel de agente ou instrutor para ajudá-lo a conseguir este estado agradável. Alguns hipnólogos gravam fitas para seus pacientes, para serem usadas entre as sessões ou no lugar de sessões repetitivas. Um bom exemplo é o uso da hipnose no tratamento de dores crônicas, onde muitas vezes, fitas são usadas pelo paciente conforme a sua necessidade.
MITOS SOBRE A HIPNOSE
Perda da consciência
Um dos maiores mitos sobre hipnose é que você perderá a consciência. A hipnose é um estado alterado de consciência, porém não se perde a consciência. Você ficará ciente de tudo em cada momento e ouvirá tudo que o hipnólogo estiver dizendo.
Enfraquece a vontade
A sua vontade não se enfraquecerá ou mudará de forma alguma. Você está no controle e, se desejar por qualquer razão sair do estado hipnótico, pode fazer isso simplesmente abrindo os olhos. Você não pode ser forçado a fazer nada contra a sua vontade. Os hipnotistas de palco gostam de que a plateia acredite que eles têm o controle absoluto sobre os seus sujeitos. O profissional deixa claro que o paciente tem o controle.
Fala espontânea
O paciente não começa, espontaneamente, a falar ou revelar informações que gostaria de manter em segredo. Você pode falar durante a hipnose e seu hipnólogo pode querer usar uma técnica que inclui conversa para ajudá-lo em seu problema.
Acaba-se dormindo
A hipnose não é igual ao sono. Você não vai dormir. O padrão do eletroencefalograma durante a hipnose é diferente do padrão do eletroencefalograma durante o sono.
Hipnose Ericksoniana em Campinas -Milena Ferreira 19 999229272
Hipnose Clínica em Campinas
Hipnoterapia em Campinas
Hipnoterapeuta em Campinas
Hipnose em campinas
Tenho 63 anos e tive algumas crises de transtorno bipolar e depois, uma grave depressão. Consegui superar essa fase sem me aposentar por invalidez, desejo da empresa na época, fiquei quase 20 anos sem crise e me aposentei por tempo de serviço, trabalhando 2 anos além do tempo exigido.
Recentemente tive uma crise que muito me entristece e envergonha pela atitudes que tive.
Após a morte dos meus pais adotivos, me sinto mais livre para pensar se a causa de tudo isso poderia vir do fato de eu ter sido adotada.
Fui adotada por um tio, irmão da minha mãe biológica e tempos atrás fiquei sabendo que ela sofreu muito durante minha gravidez, por viver solteira, sòzinha e pobre, em São Paulo, no ano de 1954, tendo inclusive sido presa por prática de prostituição.
Por estar grávida de mim, eu poderia ter alguma sequela de todo esse drama que ela viveu?
Existe possibilidade de hipnose regressiva apenas nessa fase intra uterina?
Obrigada pela atenção
Izildinha
Olá Izildinha!Não há motivos para se envergonhar…Muitas vezes passamos por problemas nos quais os descontroles são inevitáveis!Seria possível fazer regressões às causas , e você é quem iria me dizer se foi na fase intrauterina, mas não posso induzir que seja só na vida intrauterina, pois pode não ser…Meu telefone é 19 999229272.vamos marcar?